Tabela de Honorários OAB 2021: Valor por Estado Atualizado!

Definir qual valor é adequado para cobrar pelos seus serviços nem sempre é uma tarefa fácil de se fazer. No caso dos advogados, há muitas situações que interferem nessa definição. Desse modo, tabela de honorários OAB 2021 auxilia estes profissionais a definirem o valor mais adequado para suas funções. Para os clientes, a tabela de honorários OAB 2021 pode ser importante para avaliar o valor que vai ser gasto na ação.

Tabela de Honorários OAB 2021

Tabela de Honorários OAB 2021

OAB 2021

De um modo geral, toda classe profissional tem um registro de permissão para atuar na área. Geralmente esse documento é fornecido pelo conselho da categoria, que regulamenta as funções desempenhadas.

No caso dos advogados, a OAB é responsável pela por essa autorização dos profissionais do direito para atuarem na advocacia. Entretanto, para ter essa licença os advogados precisam passar pelo exame de ordem.

O exame de ordem da OAB é utilizado como um processo seletivo entre os candidatos a atuação na advocacia, aplicando questões relacionadas ao direito, código de ética da profissão, dentre outros temas.

Portanto, aos profissionais classificados nesta prova, é possível atuar na advocacia, utilizando como base de preços a tabela de honorários OAB 2021.

✓  Veja também mais informações sobre:


Tabela de honorários OAB 2021

Para muitos profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho, estabelecer o valor cobrado pelos seus serviços pode ser algo complicado, ainda mais quem precisa trabalhar no contato de novos clientes.

Portanto, para que estes problemas sejam minimizados para quem atua na advocacia, a tabela de honorários OAB 2021 estabelece o critério de cobrança conforme o serviço prestado.

Além de servir de parâmetro para os valores, a tabela também valida possíveis reclamações dos clientes quanto ao preço cobrado, tendo em vista que a tabela pode ser consultada por qualquer pessoa.

No entanto, vale ressaltar que os advogados não são obrigados a seguir essa tabela, tendo outros fatores que podem influenciar os honorários, conforme iremos abordar no tópico a seguir.

tabela de honorários OAB 2021

✓  Dê uma olhada nas últimas noticias da OAB:


O que influencia o valor cobrado pelo advogado

Apesar de servir como parâmetro para os advogados, a tabela de honorários OAB 2021 não é necessariamente utilizada por todos os profissionais.

Isso porque há outros fatores que interferem diretamente nesse quesito, como por exemplo o tempo de atuação no direito.

É possível ainda que profissionais com pouco tempo de experiência ou recém formados formados cobrem um preço abaixo da tabela, para atrair mais clientes.

De modo geral os escritórios divulgam suas tabela de honorários OAB 2021 nos seus sites, para melhor informar os clientes.

Ademais, confira a lista de alguns elementos que podem interferir no valor dos honorários de um advogado:

  • Conforme a complexidade do caso;
  • De acordo com o prestígio do profissional ao longo da carreira;
  • O nível de especialização do advogado;
  • Conforme o valor envolvido na ação movida pelo cliente;
  • Dentre outros.

tabela de honorários OAB 2021


Consulta da tabela de honorários OAB por estado

Apesar de a OAB possuir um conselho federal, que centraliza as normas e decisões para todo o país, há questões que são descentralizadas.

Ou seja, em cada estado do país existe uma seccional da OAB, para determinar questões naquela região. Desse modo, uma das questões definidas pelas seccionais é a tabela de honorários OAB 2021, da qual está atualizada de acordo com o calendário OAB 2021.

Sendo assim, a consulta dos valores deve ser feita no site de cada uma das seccionais

Avalie este artigo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Tabela de Honorários OAB 2021: Valor por Estado Atualizado!

Leave a Reply